Home

Histórico

Fotos

Editais

Relatórios

Legislação

Direitos da Água

Postos de Recebimento

Fale Conosco

Início

Perguntas Frequentes

    Para verificar a pergunta clique no link abaixo:
  • Qual o local e horário de atendimento ao público do SAAE?

  • Nosso local de atendimento ao público é na Praça Cônego Hermógenes, 95, Centro, Sacramento/MG, CEP: 38190-000. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 08 horas às 17 horas.
  • Os dados cadastrais da minha conta estão incorretos, como faço para corrigi-los?

  • Para a correção dos dados cadastrais entre em contato com o SAAE pelos telefone (34) 3351-1422 / 0800 283 1425 ou vá até o atendimento ao público.
  • Como faço para alterar o nome na minha conta de água?

  • Para mudança de nome do proprietário o SAAE solicita do novo proprietário/consumidor que compareça no atendimento ao público e traga além de um documento de identificação, Contrato de Compra e Venda emitido pela Caixa Econômica Federal ou Escritura ou Matrícula ou IPTU.
  • Como colocar minha conta de água em débito automático?

  • O consumidor que deseja colocar sua conta em débito automático precisa se dirigir ao banco que deseja ser debitada a conta (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e SICOOB Sacramento).
  • Como tiro uma segunda-via de minha conta?

  • A segunda via da conta pode ser emitida diretamente pelo site (www.saaesac.mg.gov.br) na área atendimento virtual ou pelo link: http://mgf.saaesac.mg.gov.br:8082/ Para isso o usuário deve estar munido de uma outra conta para informar o identificador eletrônico e ter acesso. Ou também ir pessoalmente, no atendimento ao público do SAAE. A emissão da segunda via feita online não tem qualquer custo e a segunda-via emitida no atendimento ao público do SAAE possui cobrança conforme tabela de serviços vigentes.
  • Minha conta está vencida. Posso pagá-la normalmente nos bancos ou lotérica?

  • Sim, sua conta poderá ser paga mesmo após o vencimento nas agências bancárias, lotérica ou agentes arrecadadores.
  • O valor da minha conta aumentou muito. Por que isso aconteceu?

  • Algumas situações podem elevar o valor de uma conta de água. Verifique se alguma delas ocorreu em seu imóvel:

    - Leitura errada: conferir no hidrômetro

    - Vazamento de água

    - Uso de água para a construção ou reforma;

    - Aumento do número de pessoas no imóvel no período medido;

    - Ceder água para terceiros;

    - Cobrança de execução de serviços de meses anteriores;

    - Lavagem de fachadas de imóveis ou de garagens;

    - Molhar gramados, plantas e jardins;

    - Troca de água de piscinas.

    Se nenhumas destas situações aconteceram, ou ainda estiver dúvida procure o SAAE para maiores esclarecimentos.

  • O que é o PADRÃO de Água? Qual sua finalidade?

  • PADRÃO de Água - É um kit de instalação composto de um conjunto de tubos e conexões a serem instalados na frente do imóvel, permitindo a ligação da rede de abastecimento de água às instalações hidráulicas. O local onde fica instalado o PADRÃO é o ponto limite entre a responsabilidade do SAAE e a do consumidor. O hidrômetro, aparelho para medição e registro do consumo, será colocado após a instalação do padrão. O padrão deve ser instalado pelo consumidor em local que não dificulte o acesso do leiturista, pois no ato da leitura do hidrômetro (medidor), caso o profissional não tenha acesso, será lançado em sua fatura a média de consumo dos últimos meses e não o consumo real. Quanto ao diâmetro do padrão a ser instalado, depende da necessidade em m³/hora do requerente. Toda ligação de água deve ter padrão instalado.
  • Como faço para solicitar um serviço ou abrir uma reclamação?

  • Ligação de água e esgoto: O requerente deverá comparecer atendimento ao público do SAAE (Praça Cônego Hermógenes, 95, Centro), levando o material para ligação de água e munido de CPF e RG e algum documento do imóvel considerado oficial pelo SAAE: Escritura ou Matrícula ou Contrato de compra e venda emitido pela CEF ou IPTU. É cobrada uma taxa e o tempo de atendimento do pedido é de até 7 (sete) dias úteis.

    Material para ligação de água:

    01 caixa protetora de hidrômetro

    01 hidrômetro ½” (trazer nota fiscal)

    01 tê ½”

    01 registro de pressão ½”

    02 luvas LR ½”

    02 luvas LL 1/20”

    02 adaptadores ½”

    05 cotovelos ½”

    01 luva de PVC com rosca ½”

    01 braçadeira de 50 mm ou 60 mm

    No caso do ramal para a ligação não estar dentro do terreno, a valeta para ligação deste ramal de água e esgoto. Incluindo mão de obra e material, são de responsabilidade do usuário.

    Vazamento antes do hidrômetro: O Requerente solicita o serviço pelos telefones (34) 3351-1422/0800 284 1425 ou no atendimento ao público do SAAE, na Praça Cônego Hermógenes, 95, Centro. É um serviço realizado pelo SAAE. É cobrada uma taxa e o tempo de atendimento do pedido é de até 7 (sete) dias úteis.

    Vazamento depois do hidrômetro: É de responsabilidade do usuário.

    Vazamento no passeio ou na rua: O Requerente solicita o serviço pelo telefone (34) 3351-1422/0800 284 1425 ou no atendimento ao público do SAAE, na Praça Cônego Hermógenes, 95, Centro. O serviço não é cobrado.

    Mudança de padrão: O usuário poderá mudar seu padrão de lugar no raio de 2 metros. O pedido deverá ser solicitado no atendimento ao público do SAAE (Praça Cônego Hermógenes, 95, Centro), através da assinatura um requerimento. É cobrada uma taxa e o tempo de atendimento do pedido é de até 7 (sete) dias úteis.

  • O SAAE não tem acesso ao meu padrão de água e faz uma leitura média, como devo proceder?

  • Quando o SAAE não tem acesso ao padrão de água para realizar a leitura, não é possível marcar o consumo real, marcando assim uma média dos últimos meses. Nesse caso a responsabilidade passa ser do usuário, que tem duas opções: mudar o padrão de lugar, de forma que o SAAE passa ter acesso ou passar a leitura todos os meses através de telefone, email ou pessoalmente no atendimento ao público.
  • Preciso de uma certidão para habite-se. O que devo fazer?

  • O usuário deve comparecer no atendimento ao público e requerer o serviço. O SAAE, através da Divisão Técnica, realiza vistorias no imóvel para verificar as ligações hidráulicas e sanitárias, a existência de ligação de águas pluviais (chuva) na rede de esgoto (o que é proibido), by-pass (furto de água) e caixa séptica. Se estiver tudo dentro das normas regulamentares do SAAE é emitida uma certidão que deve ser levada até a Prefeitura para obter o habite-se.
  • O SAAE faz vistoria no sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário? Com que finalidade?

  • Sim. As vistorias são realizadas para verificar as instalações hidráulicas e sanitárias, a existência de ligação de águas pluviais (chuva) na rede de esgoto (o que é proibido), by-pass (furto de água) e caixa séptica, após vistoria e aprovação emite uma certidão para liberação de habite-se. Certificamos para os devidos fins que as instalações hidráulicas e sanitárias do imóvel de propriedade de Jessica Bruna Ribeiro na Rua Mário Afonso de Almeida Nº 64, encontram-se dentro das normas regulamentares do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sacramento/MG, até a presente data.
  • Por que as águas pluviais (chuva) não podem ser direcionadas para a rede esgoto?

  • As redes de esgotos foram projetadas para coletar o esgoto sanitário e não tem capacidade para suportar o volume de água gerado pelas chuvas. Este tipo de ligação pode gerar retorno de esgotos para todos os imóveis conectados à rede. À água da chuva é limpa comparada ao esgoto, caso haja a mistura, passa a ser esgoto e conseqüentemente submeterá ao tratamento.
  • Quais as principais causas que levam a população ao desperdício de água?

  • Além da falta de bom senso, o desperdício pode ser causado por problemas de vazamento na tubulação interna, torneiras gotejando ou válvulas com defeito.
  Buscar:


















Prefeitura


Parceiros




Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sacramento - MG
Pça Cônego Hermógenes, 95 - Centro - Sacramento - Minas Gerais
Tel: 34.3351.1422